quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sociedade e trabalho através do tempo


Sociedade é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de língua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou às classes que nele predominam.
Tipos de sociedades.
Não existe acordo entre os especialistas sobre os elementos essenciais que possam servir de base para uma classificação consistente das sociedades, com valor e alcance universais.
Evolução da sociedade.
Quaisquer que sejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos estão de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao longo do tempo. O tipo mais primitivo de organização social que se conhece é a ordem comunal ou tribal, em que os indivíduos viveram juntos para garantir a sobrevivência de todos. Esses agrupamentos dedicavam-se 
à busca nômade de alimentos e instalavam-se de forma provisória em cavernas e acampamentos. À medida que se esgotavam as reservas naturais ou as condições climáticas assim o exigissem, mudava-se para outros sítios mais favoráveis ao grupo.
Organização social.
A unidade estrutural do grupo ou da sociedade traduz-se no conjunto das diferentes maneiras de coadaptação e coordenação das atividades individuais e sociais, isto é, na organização social. Sistema de relações entre os membros de um grupo ou entre os grupos de uma sociedade, a organização social implica sempre direitos e deveres reciprocamente aceitos. 

Fonte: http://www.coladaweb.com

Sociedade no século passado:
A sociedade mudou muito. Antigamente, a sociedade era mais conservadora, os valores morais eram diferentes e mais rígidos. Moravam mais pessoas nos campos do que nas cidades. Muitas distâncias eram percorridas a cavalo, e o transporte de mercadorias no lombo de mulas. 

Hoje, já é diferente. A maioria das pessoas vivem nas cidades, o transporte evoluiu, a internet encurtou distâncias, e o progresso trouxe mais conforto e riqueza para as pessoas.

Isadora Esteves e Fernanda Oliveira    211

Nenhum comentário:

Postar um comentário